sábado, 21 de agosto de 2010

Revista FANTÁSTICA

Literatura fantástica nacional por muito tempo era de uma existência tão surreal quanto às histórias que esse ramo se propõe a explorar. Hoje em dia essa situação mudou um pouco, ainda que com muitas dificuldades, cada vez mais autores tem conseguido iniciar suas carreiras no mundo da escrita profissional, contudo, mesmo com a crescente quantidade de novo material que é injetado no mercado, provavelmente a maioria dos que estão lendo essa postagem teria dificuldades em citar o nome de três autores brasileiros que se aventuraram no campo da fantasia.

Provavelmente tal coisa decorre do fato de que, mesmo publicados, nenhum esforço por parte das livrarias (e muitas vezes editoras) ocorre em sentido de “destacar” o material nacional; as tiragens são baixas, não alcançam todos os estados e na maioria das vezes os volumes de escritores “novatos” fica escondido em alguma prateleira e soterrado (tanto literalmente quanto figuradamente) por material estrangeiro. Portanto, a maior parte da divulgação ocorre em blogs pessoais dos autores, propagandas em comunidades e sites relacionados à literatura; uma divulgação válida e útil mas que acaba por não alcançar muita gente (principalmente um leitor ocasional), se restringindo normalmente à um determinado grupo pertencente à dispersa comunidade dos adoradores de fantasia, com sorte sendo passada adiante por aqueles que realmente se interessaram.

O projeto da FANTÁSTICA vem justamente para preencher essa lacuna.

A revista FANTÁSTICA é uma publicação bimestral, grátis e digital que visa criar um meio comum que consiga reunir o publico do gênero da fantasia e ao mesmo tempo divulgar as novidades do panorama nacional. Trazendo resenhas, entrevistas, dicas de leitura, dicas de escrita e toda uma gama de matérias sobre literatura.

A revista já esta em sua segunda edição e ambos seus números exibem uma aparência e organização muito profissional, seu design em nada prejudica na hora da leitura e o conteúdo é muito interessante, eu ousaria dizer até mesmo IMPORTANTE, pois traz à luz obras brasileiras que merecem destaque e certamente merecem ser lidas. Acho que apenas peca no sentido de comentar sobre antologias que foram lançadas e talvez um espaço para a publicação de contos de escritores novatos (se alguém da revista estiver lendo isso, um concurso de contos seria uma ótima idéia!)

Certo, certo. Você leu a revista FANTÁSTICA, conheceu obras e escritores que nunca havia ouvido falar e se interessou muito por algum livro particular... Porém não consegue achá-lo em lugar algum e os preços nas livrarias online acrescidos de frete mais parecem um assalto à mão armada... O jeito é deixar para depois a oportunidade de prestigiar o trabalho de um compatriota, não é? Negativo. “Seus problemas acabaram!” (sempre quis dizer isso). Junto com a segunda edição da revista, os responsáveis pela publicação montaram também o que chamam de Livraria FANTÁSTICA e bem... Os descontos certamente são fantásticos, chegando por vezes a 90% e tendo frete incluso. Com 100 reais dá pra levar fácil, fácil de 4 ou 5 livros que custariam uns 200 dinheiros em qualquer outro lugar. Facilitando ainda mais a aquisição (e levando pessoas a cogitarem adquirir, diga-se de passagem) de “fantasias” nacionais.

Com toda a certeza o projeto da FANTÁSTICA tem todo um potencial de vir a ser o que se propõe e tornar-se importante no meio literário brasileiro. De certa forma, já tem sua importância, visto que esta fazendo um excelente trabalho e esta tendo uma ótima visualização (pelo o que vi teve 3200 acessos no primeiro mês) e, além do mais, é a única revista online (e não online também lol) realmente conhecida que tem essa proposta. Só tenho elogios à equipe do projeto.

Sinto que eu poderia me extender, falando sobre as matérias que ela trouxe, resenhando o conteúdo e ETC. Mas, não faria sentido, já que basta dar uma olhada no proprio site da revista.

Segue abaixo as matérias da segunda (tiradas do site oficial) edição da revista e link para a publicação.


"- FALANDO NO ASSUNTO: Escritores discutem a polêmica diferença de plágio e inspiração.
- RESENHANDO: Resenhas de O Vampiro da Mata Atlântica de Martha Argel e Centúrias de Bruna Longobucco.
- TROCA-TROCA: Rafael Lima, autor de Aura de Asíris, e Victor Maduro, autor de Além da Terra do Gelo, resenham cada um a obra do outro.
- MATÉRIA DE CAPA: Analisamos o impacto que o ebook e os ebook readers poderão trazer ao meio literário.
- REPÓRTER MIRIM: O nosso jovem repórter Hugo Fox respondeu: Por que as pessoas preferem livros estrangeiros?
- E SE FOSSE FILME?: Como seria se o livro Um Mundo Perfeito, de Leonardo Brum se tornasse uma mega-produção cinematográfica?
- EM FOCO: Analisamos as razões para as pessoas escreverem, os preconceitos literários e as mudanças de linguagem escrita com a internet.
- LIDO & ENTREVISTADO: Entrevista com Márson Alquatti, autor de Ethernyt - A Guerra dos Anjos
- NOVIDADES: Conheça Angus Volume 3 (Orlando Paes), A Essência do Dragão (Andres Carreiro), Lázarus (Georgette Sillen), A Guerra Justa (Carlos Orsi) e O Vale dos Anjos (Leandro Schulai).
- TRÍADE DOS IMORTAIS: O trio Celly Borges, Nana B. Poetisa e Nelson Magrini disserta sobre os principais expoentes do terror nacional.
- CONEXÃO SKOOB: O que há de mais interessante na melhor rede social para aficcionados por livros.
- CONEXÃO CT: Criando Testrálios, um dos mais famosos blogs sobre fantasia, debate sobre as mais importantes obras do gênero.
- CONEXÃO PSYCHOBOOKS: Com um texto alegre e descontraído, a divertida equipe Psychobooks se apresenta o Chick Lit.
- CONEXÃO RPG BRASIL: A nova seção que traz informações sobre RPG e suas ligações com a literatura
- CORREIO FANTÁSTICA: Respondemos os e-mails e mensagens de nossos leitores
- ÚLTIMA PÁGINA: O escritor Dhyan Shanasa, autor de O Livro de Tunes, discorre sobre os seres místicos da fantasia."

Um comentário: